HDs recondicionados vendidos no mercado - ATENÇÃO

HDs e SSDs recondicionados (USADOS) são vendidos no mercado como novos, novo golpe!


HD novo recém retirado da embalagem.
Antes de mais nada concordamos com a venda de equipamentos usados, com a premissa que seja avisado ao cliente que são USADOS.

Tem sido um fato absurdo clientes comprando HDs usados como novos. Isso é pilantragem de lojas e técnicos de mal caráter. Vendo essa mais nova modalidade de golpe, iremos fazer um breve check-up e alguns detalhes técnicos par saber se o HD já foi usado ou não.

Conexões de um HD novo, nenhuma marca!
Fisicamente já é possível perceber através da conexão SATA. HDs novos não tem mostram marcas, as conexões são novas e brilhantes ... sem nenhum arranhão!

Conexões de um HD usado. Marcas são visíveis.
Porém, algumas lojas antes de vender fazem um teste no equipamento marcando as conexões e não sendo possível saber desta forma. Com isso você pode utilizar o aplicativo CrystalDiskInfo, este fará não só a verificação de status da qualidade do equipamento como também vezes que foi ligado (reconhecimento na bios já pode contar) e horas totais que ficou ligado.

Imagem de verificação de um HD usado.
Desta forma você não será enganado caso compre um HD usado ou recondicionado. Dizem que existem alguns casos que conseguem "burlar" esses detalhes (tempo e vezes que foi ligado) ... desconfie da data de fabricação, aspecto de usado. HDs usados em gavetas externas não apresentam marcas de uso ou oxidação além da marca na conexão SATA pois ficam protegidos dentro da gaveta e podem apresentar aspecto de novo.

Considerações finais:
É sempre importante que procure um técnico de confiança e capacitado para fazer a manutenção de seu equipamento. NUNCA abra ou aceite que seu HD seja aberto por curiosos ou técnicos sem o devido conhecimento e equipamentos específicos. Existem empresas especializadas com a Data Recover que fazem a recuperação de dados em HDs danificados.

Mande sua dúvida, crítica ou elogio para o e-mail: hdztec.atendimento@gmail.com


 Texto e fotos: Tiago Santos MKT
=============================
+55 21 980927333 (WhatsApp e Telegram)
+55 21 992919454 (WhatsApp)
hdztec.atendimento@gmail.com
@hdztec | hdztec.com.br
hdztec.atendimento@gmail.com | +55 21 980927333 - 992919454
@hdztec (Facebook, Instagram e Twitter)