Em apenas 4 minutos computador quântico soluciona problema que levaria bilhões de anos para ser resolvido nos supercomputadores atuais.
![]() |
Imagem |
Ele só precisou de 4 minutos! Um computador quântico solucionou um problema que levaria bilhões de anos para ser resolvido pelos supercomputadores mais rápidos da atualidade. O feito foi realizado por pesquisadores Chineses, utilizando um protótipo de computador quântico (Jiuzhang) de 76 qubits baseado em fótons.
Construída com lasers, espelhos, prismas e detectores de fótons, emprega a técnica amostragem bosônica gaussiana, que consiste em contar os fótons detectados. Já os supercomputadores atuais são capazes de lidar com apenas 5 fótons, contrastando com os 76 do Jiuzhang.
A amostragem bosônica gaussiana pode ser aplicada de forma práticas em áreas como química quântica, matemática e até em uma internet quântica de larga escala. Computadores quânticos ou clássicos podem solucionar problemas, mas o fazem de maneiras completamente distintas. Os quânticos utilizam princípios da mecânica quântica, como superposição e emaranhamento, que permitem realizar cálculos muito mais rápidos.
Resumo: Todas as criptografias e processos de segurança estão com os dias contados e, quando essas máquinas se conectarem definitivamente no mundo atual, teremos a verdadeira mudança tecnológica no quase zero tempo de espera dos processamentos.
Por: IA e Tiago Santos MKT