Limpeza e Manutenção - Placa de vídeo | GPU

As placas de vídeo também precisam de manutenção e limpeza, sendo crucial para sua vida útil e perfeito funcionamento.

Resumo técnico da limpeza e manutenção da placa de vídeo GIGABYTE GV-N55QD5-1GI.


Hoje iremos comentar um pouco de como fica e o que pode ser feito no caso das placas de vídeo e possíveis manutenções.

Após ser desmontada é possível verificar uma quantidade de poeira. Esse modelo é um dos mais fáceis para limpar, e utilizamos ele por motivos de oportunidade. Foi a última que fizemos, onde fotografamos todo o processo.

Após desparafusar os componentes, verificamos que boa parte dos parafusos estavam oxidados nos obrigando a coloca-los em WD40.



A pasta térmica já estava seca e não tinha mais a mesma função de fábrica. Isso é um problema para qualquer processador e já mostramos isso aqui no site. Seja CPU ou GPU ambos precisam de limpeza periódica e troca da pasta térmica. Dependendo do tipo pode durar mais tempo não necessitando troca-la com a mesma frequência, bastando a limpeza da poeira. Não indicamos esse tipo de parta plástica que vem no equipamento. Não sabemos o motivo dos fabricantes ainda utilizarem sabendo que em 2 anos ou menos ela perde a função térmica.

Utilizamos a pasta de prata TC-G10;

Após uma limpeza cuidadosa, é possível a aplicação da nova pasta e montagem da placa.


DISSIPADOR LIMPO


GPU LIMPA PAR APLICAÇÃO DA PASTA TÉRMICA.
PASTA TÉRMICA APLICADA

O que foi feito:

1 - Desmontagem (não são todas as marcas e modelos que permitem desmontagem na facilidade do que mostramos, alguns necessitam até a retirada com máquina furadeira de pinos fixos tipo "arrebites").

2 - Limpeza dos componentes e retirada da oxidação de parafusos.
3 - Aplicação da pasta térmica (prata TC-G10) na GPU.
4 - Remontagem. 

É muito importante a experiência, nesse caso, diferente dos CPUs de PCs, a GPU "fica exposta" muito parecida com os processadores de notebooks sem encapsulamento. O cuidado deve ser redobrado ... são partes sensíveis que se manuseadas de forma errada poderão causar a perda total do equipamento. 

Recado HDZTEC:
Apesar de muitos técnicos curiosos e amadores considerarem um procedimento fácil, o que mais chega para nós são equipamentos em estado péssimo, montados e manuseados de forma errada. Muitas vezes da pior forma possível. "Apagamos" incêndios de outros técnicos, na maioria das vezes, sem muito o que fazer, apenas sobrando para nós lamentar o equipamento perdido. 

Pergunta:
Em quanto tempo devo fazer a limpeza da GPU? (Paulo Barbosa do Rio de Janeiro/RJ)

Para nós, o ideal são no máximo 2 anos. Isso nos casos de GPUs que o cooler funcione todo o momento, pois existem alguns modelos modernos que só acionam o cooler quando necessário, reduzindo quando bem configurados a poeira.


Mande sua dúvida no e-mail: hdztec.atendimento@gmail.com



 Texto: Tiago Santos MKT
Imagem Pasta Térmica: Divulgação Internet
Fotos equipamentos: Tiago Santos

=============================
+55 21 980927333 (WhatsApp)
hdztec.atendimento@gmail.com
@hdztec | hdztec.com.br
hdztec.atendimento@gmail.com | +55 21 980927333 - 992919454
@hdztec (Facebook, Instagram e Twitter)