Limpeza e manutenção Notebook - Samsung NP270E5G

Para quem acompanha nossa trajetória técnica, sempre deixamos bem clara a necessidade de uma manutenção preventiva e periódica dos equipamentos antes do problema. 

Prevenir sempre será melhor que remediar.


Porém, certos cuidados são de extrema necessidade para a continuidade da vida útil e manutenção do equipamento. O nosso equipamento exemplo é notebook da Samsung modelo NP270E5G que apresentava lentidão e aquecimento. 

O equipamento ligava normalmente e com o tempo ficava lento. De início já constatamos a necessidade de troca da pasta térmica interna e limpeza da ventilação. Porém, todos os testes de software foram feitos para que nenhum defeito detectável e com solução via software não fosse descartado. Após a conclusão da avaliação, via software, a manutenção física do hardware iniciou. 


Iniciamos a abertura do equipamento facilmente após a retirada dos parafusos. No caso desse modelo, um dos parafusos se encontra na parte de baixo da borracha de apoio. 


A manutenção de um notebook não é algo tão simples e deve ser feita por profissional experiente. Não reconhecemos cursos que capacitem para tal finalidade. Por conta da inexistência de um conselho que regulamente a profissão, fica complicado para o cliente saber quem é quem. Aqui mostramos que todo nosso procedimento tem fundamento técnico, sendo registrado e com relatório final quando solicitado pelo cliente.

Por conta das diversas marcas e modelos, encontramos no mercado variados formatos extremamente diferentes. Alguns equipamentos não são feitos para serem abertos, os fabricantes criam formas personalizadas e isso não é ensinado e não facilita nossa vida. Normalmente temos que, em laboratório e condições controladas avaliar a forma correta para abrir.

Resumindo, não faça com desconhecidos ou pessoas sem experiência.

Conjunto do Samsung NP270E5G.
Conjunto de outro modelo de notebook SAMSUNG.

Após a desmontagem verificamos que a pasta térmica estava solidificada fazendo função contrária. Após a troca, o equipamento foi ligado e não apresentou mais o problema de lentidão.

Antes da limpeza ... com a pasta solidificada atrapalhando.
A pasta espalhou pois estava em excesso. Falha do fabricante!!

O processador foi limpo, que no caso é soldado na placa mãe.

Com a limpeza foi possível fazer uma foto usando o processador como espelho.
A pasta térmica usada foi a de prata
Após a limpeza aplicamos a pasta térmica.


Utilizamos como pasta térmica o tipo de prata, a Arctic Silver 5.

Outro detalhe bastante curioso é a "radiador" que faz a troca de calor com a ventilação, normalmente por padrão essa pequena passagem de ar tem um pouco mais de 1mm entre suas paletas e precisa de constante limpeza dependendo do tempo de uso e ambiente que o equipamento se encontra. Sua obstrução pode aquecer e com o tempo danificar o equipamento.


Se você tem animais de estimação que soltam pelos, o cuidado deve ser redobrado.


Na imagem seguinte podemos ver um outro caso onde a ventilação estava praticamente obstruída. Nesse caso o equipamento aquecia muito e também trocamos a pasta térmica.

Um outro modelo de notebook também da Samsung.
O dissipador pode concentrar tanta sujeira que fizemos um vídeo de um dos casos, veja!



... com a parte de dissipação do processador toda ok!



No final de tudo nosso notebook ficou como novo, rápido do jeito que tem que ser.

 Texto: Tiago Santos MKT
Imagem Pasta Térmica: Divulgação Internet
Fotos equipamentos: Tiago Santos

=============================
+55 21 980927333 (WhatsApp)
hdztec.atendimento@gmail.com
@hdztec | hdztec.com.br