Cursos rápidos on-line estão aumentando a procura por técnicos experientes para reparos complexos e, muitas das vezes, sem solução e vou te falar o motivo.
![]() |
Foto: Acervo HDZTEC (por Tiago Santos) |
Com a crescente e meteórica jornada do YouTube, criadores de conteúdo (que copiam e colam de gringos e não têm nenhuma experiência ou formação) resolveram vender cursos. Sim, cursos online de hardware.
Sinceramente, isso não me afeta em nada; pelo contrário, só tem trazido mais clientes desesperados com problemas cada vez mais complexos e, muitas vezes, irreversíveis. Por conta da complexidade e do trabalho investido, consigo cobrar mais caro.
Pois bem, se você quer se tornar técnico e ganhar dinheiro fazendo os outros de cobaias (vulgo, cliente inexperiente), não faça. Você pode possivelmente danificar o equipamento e não haverá volta. Já recebi HDs que curiosos resolveram abrir para "tentar" dar uma empurradinha na agulha, e isso não adiantou nada. O dano causado custou para reparar R$ 3.000,00 (três mil reais) em uma empresa especializada que sempre indicamos. Lá, tivemos 100% dos discos encaminhados recuperados. Aí eu pergunto: custava ter encaminhado para alguém que sabe fazer? Cliente virou cobaia, e isso é inaceitável!
Mas, se você quer fazer um curso para montar seu PC gamer sozinho, lamento... também não faça! A quantidade de PCs novos que nunca ligaram, montados de forma errada e danificados, eu parei de contabilizar. Sempre a mesma história: "ligava e não liga mais". Gente, existe histórico dos discos; equipamento zerado que nunca ligou, e se ligou... ligou pouco. Dá para saber, e mentir não é recomendado.
Se o cliente tentar omitir informações, tem como saber. E digo mais: eu devolvo dizendo que o histórico descrito pelo cliente não confere com o que estou vendo.
Andei olhando os "cursos" online, e a quantidade de luvas nas fotos não condizia com os vídeos sem luvas do mesmo autor. Aí saí pesquisando de onde eram esses "excelentes instrutores"... um grilo de fundo! Em alguns vídeos, o pseudotécnico não conseguia manusear uma chave Philips, algo que me assustou muito. Inclusive, não posso esquecer do fatídico dia em que parei para assistir a um vídeo no YouTube, onde o ator que fingia ser profissional deixou escapar a ponta da chave do parafuso, indo de encontro aos componentes da placa-mãe. A cena era tão bizarra que não acreditei que mantiveram e postaram. Talvez compreendam que uma placa-mãe de R$ 1.200,00, que não era deles, sendo manipulada daquela forma, era normal. Abusivo demais! Minha ética não suporta! Se uma falha gritante dessas passa em um vídeo no YouTube, imagina o que devem fazer sem câmeras?! E, mais uma vez, pergunto: como alguém assim pode ensinar?
Com tudo isso, uma meia dúzia que consegue fazer certo posta nas redes, encorajando outros a fazerem, e a bola de neve se forma. Receber constantes ligações e ter o histórico indicando manipulação errada dos equipamentos, já ter ido para técnico anterior, notebooks quebrados e sem parafusos, tem sido quase uma regra.
Antes de entregar seu equipamento para um desconhecido ou de fazer você mesmo, com base em cursos online ou mera curiosidade, pense bem, muito bem! O custo depois pode ser muito maior, somando a mão de obra do técnico real e a reposição das peças.
Minha ética não permite deixar passar tais acontecimentos.
Por: Tiago Santos MKT
Postado em: 08/08/2025 - Atualizado em: 08/08/2025
Imagens: Acervo HDZTEC (por Tiago Santos - @tsantospress)
Nossas postagens estarão em constante atualização e cruzamento de informações.
Mande sua pergunta e sugestão que responderemos o mais breve possível.
=============================