+55 21 980927333 | sac@hdztec.com.br
@HDZTEC - Facebook, Instagram e Twitter | #hdztec

Review do FAN Wind W1-Led 120mm (Branco - RM-VW-01-BW) da RISE

Fizemos o review de um fan da Rise que é lindo e super em conta.

Temos vários detalhes para comentar e comparar com um outro modelo também da Rise.

Bem podemos começar com a embalagem, que ao abrir uma das abas prendem no cooler dificultando sua retirada. Pode parecer besteira, mas esse detalhe e com uma "fita de led" exposta, podemos até danifica-la. Então a abertura deve ser feita com cautela. 


O detalhe da fita de led me deixou bastante indignado, sei que para atingir o efeito maravilho de excelente iluminação os leds precisam da exposição ... porém ... manuseio errado, sujeira e oxidação podem danificar a fita frágil de led. Isso me deixou bastante preocupado. 

CURIOSIDADE: Um outro modelo (RM-FN-01-BW), para fins de comparação, também da Rise e de 120mm, tem um designer e layout diferenciado, porém com iluminação reduzida, mas dando uma solução de iluminação para os lados, coisa que não se encontra em qualquer fan. Outro detalhe interessante desse modelo é o molex que apesar de ser um adaptador que dá continuidade no conector não tem a continuidade do 5v. Veja nas imagens:

Modelo RM-FN-01-BW - imagem da internet

De acordo com o fabricante a velocidade chega até 1500 Rpm com um nível sonoro de 28 dBA.


Molex do modelo RM-FN-01-BW não tem a extensão de 5v.


Voltando para o RM-VW-01-BW, esse sim vem com o molex 4 pinos de extensão com 5v e 12v funcionando que fornece 12v fazendo o fan rodar em sua velocidade máxima e o molex 3 pinos que tem como função alimentar e tornar controlável a velocidade do fan.

Molex 4 pinos e 3 pinos

Exemplo de como fica o molex como extensão.

ATENÇÃO: O FAN SÓ DEVE SER CONECTADO EM UMA DAS OPÇÕES DE ALIMENTAÇÃO ... MOLEX 3 PINOS OU 4 PINOS ... NÃO LIGUE OS DOIS AO MESMO TEMPO! VOCÊ PODERÁ QUEIMAR O FAN, QUEIMAR A FONTE E ATÉ A DANIFICAR A PLACA MÃE. CLIENTES TENTANDO MONTAR EM CASA TEM DANIFICADO SEUS EQUIPAMENTOS.

Outro detalhe do modelo sãos os frisos e detalhes das hélices, outro receio que foi desbloqueado em mim. Talvez prenda mais sujeira que o normal, considerei que pudesse gerar algum tipo de turbulência e gerar algum barulho extra, nada!


No ponto de vista de comparação, o fabricante também diz que em velocidade chega até 1500 Rpm com nível sonoro de 28 dBA.


Na iluminação seu custo benefício é radiante, creio que seja um dos mais belos do mercado. Em algumas lojas você encontra o mesmo modelo por R$ 9.99. Ele não é RGB de cor alternável, mas o modelo tem variantes de diversas cores fixas como azul, vermelho, verde e uma tal de rainbow estático (na tradução arco-íris estático). 

Comparativo de cores do modelo.

Mas a luminosidade é de fato o grande atrativo do modelo, fizemos fotos com o modelo de cor branca em ambiente de luz natural para perceberem como é luminoso e permanece bem visível.


Uma grande questão por não ter um difusor na frente dos leds acaba gerando reflexos dos mais variados nas tampas acrílicas e vidros.


Por conta dos leds sem freio e as hélices diferenciadas, a luminosidade se espalha por todas as direções iluminando tudo que está no campo a frente do fan. 

Foto feita sem a lateral acrílica do gabinete.

A luminosidade é realmente fantástica tornando esse modelo um dos mais belos, com custo benefício que vale o investimento.
Foto feita sem luz ambiente ou artificial externa.


Tirando as questões já descritas, o fan aparenta ser uma boa opção. Barato e bonito, mesmo não entregando uma velocidade maior, em conjunto com outros e bem projeto no gabinete certo vai fazer sua função de ventilação e beleza com louvor!

Farei um acompanhamento para ver se a sujeira irá se fixar com mais facilidade e atrapalhar a luminosidade.

Por: Tiago Santos MKT

Postado em: 20/02/2024 - Atualizado em: 23/02/2024

Imagens e Fontes:
Fotos equipamentos: Créditos nas imagens.

Nossas postagens estarão em constante atualização e cruzamento de informações. 
Mande sua pergunta e sugestão que responderemos o mais breve possível.

=============================